Currículo e Tecnologia
Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, Novo Aurélio Século XXI, a palavra currículo vem do Latim curriculu, que pode significar: parte de um curso literário ou as disciplina constantes de um curso.
Partindo dessa premissa podemos dizer que currículo é tudo aquilo que se deseja por em prática, no âmbito escolar, de maneira articulada e contextualizada e que venha a suprir a necessidade do aluno, levando-o a alcançar resultados satisfatório no seu grau de conhecimento.
Nesse sentido devemos considerar que o Processo Pedagógico não pode passar despercebido das mudanças que estão acontecendo, destacando-se, nesse caso, a globalização, com o grande avanço no campo tecnológico, que por si só, faz com que a escola e os professores façam uso dos mesmos, fazendo uma integração entre currículo e tecnologia para um melhor desenvolvimento da sua prática em sala de aula, levando os alunos a pensar, questionar e conseqüentemente a aprender utilizando as tecnologias.
Para que isso aconteça é necessário que haja uma integração entre o currículo e tecnologia e que o professor trace objetivos definidos a serem alcançados, fazendo com que o uso das tecnologias disponíveis tenha sentido para os alunos e que proporcione experiências e conseqüentemente novas descobertas e não um instrumento a mais a ser utilizado.
Aí torna-se necessário que aconteça o trabalho com projetos – com metas definidas e bem direcionadas, levando em consideração o uso das tecnologias – é de fundamental importância para que os alunos exercitem o fazer e como fazer, formulando novas concepções de construção de novos conhecimentos, que os leve a novas descobertas e, fazendo-os com que sejam formuladores de opiniões.
Enfim, vale ressaltar que, apesar de causar impacto, temor e, além disso, ser dificultoso, o professor tem que se inteirar que, tudo isso é uma necessidade no seu cotidiano e que a adequação as “modernidades” é uma realidade que está presente e que o mesmo não pode se negar a encará-la. Para isso o professor tem que correr atrás de novos conhecimentos, inteirando-se das mudanças que estão acontecendo e procurando com isso mudar sua prática pedagógica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário