PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS
Vivemos um período de mudanças em todos setores da sociedade, decorrente da grande revolução tecnológica que está acontecendo no mundo. A cada momento nos deparamos com grandes novidades, novos aparelhos que estão mudando e revolucionando o comportamento da população.
Segundo Pedro Demo, essas mudanças não estão acontecendo nas escolas. A escola brasileira continua na metodologia antiga, com uso do quadro e giz, com métodos repetitivos de ler e copiar, longe da realidade dos alunos que, no seu dia a dia fora da escola, a cada momento estão se defrontando com jogos e vídeo game na Internet, que o leva a enfrentar a ultrapassagem de desafios, o que não acontece na escola.
O resultado disso é demonstrado em um professor desmotivado, que lida no cotidiano com falta de materiais pedagógicos e recursos tecnológicos que, o máximo que pode lhe possibilitar é dar uma aula não atrativa, o que faz com que o aluno cada vez mais se distancie do ambiente escolar.
Devemos levar em consideração que essa realidade escolar acontece na rede pública. A Escola Privada procura se adequar às tecnologias, dando suporte aos professores a produzirem aulas chamativas e atraentes, o que faz com que seus alunos alcance as melhores notas nos vestibulares, concursos e outras avaliações do gênero, tirando a oportunidade dos alunos oriundo da rede pública, que se deparam numa competição desigual.
O Sistema Educacional Brasileiro deve passar por uma reformulação geral, adequando-se e dando suporte as escolas de materiais pedagógicos, computadores e outros equipamentos que venha a contribuir na prática dos professores e conseqüentemente na aprendizagem dos alunos.
Enfim, cabe ao professor, como parte fundamental deste sistema, pesquisar, investigar e descobrir novas metodologias, procurando dinamizar suas aulas com as tecnologias ao seu alcance, afim de que seus alunos tornem-se detentores dos conhecimentos mínimos exigidos, compatíveis com a série ou ano que estuda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário